PT |  EN
FEP


O Professor Doutor Armando Fernandes de Morais e Castro, exprimiu a sua vontade de doar post mortem, o seu património pessoal de investigação científica à Universidade do Porto, tendo determinado que esse espólio ficasse depositado na Faculdade de Economia do Porto.

Ao longo de mais de 40 anos de trabalho intelectual, e sobretudo desde o início da década de 1960 o Professor Armando Castro acumulou uma massa de elementos informativos e teórico-interpretativos nos domínios da Filosofia das Ciências, Epistemologia das Ciências do Homem, História Económica e Social, em particular de Portugal, e da Economia Teórica e Aplicada, avultando nesta última a Economia Portuguesa.

Este espólio é constituído por um conjunto diversificado de elementos, nomeadamente:

  • Livros publicados pelo Professor Armando Castro, incluindo a sua colaboração em obras colectivas.
  • Trabalhos dispersos redigidos desde a década de 1940 (originais e cópias), abrangendo artigos de jornais e revistas, opúsculos, comunicações a congressos, simpósios, seminários e outras reuniões de carácter científico, esboços para estudos projectados mas não realizados, etc.
  • Dossiers com referências críticas e outras, bem como um grande número de cartas, particularmente dos últimos anos.
  • Livros e opúsculos da mais diversa índole, incluindo-se aqui obras literárias, com dedicatórias pessoais dos respectivos autores.

Tendo em vista facilitar a identificação e classificação do espólio do Professor Armando Castro, os serviços de biblioteca procederam ao tratamento técnico-documental, tendo em particular elaborado uma relação geral onde se ordenam as pastas/dossiers doados por grandes rubricas e onde se assinalam os respectivos temas e/ou tipos de elementos nelas integradas, tais como manuscritos ou materiais de investigação (excertos de livros e de artigos de revistas, recortes de jornais, etc.)

Para consultar as obras do fundo ver cota FAC no catálogo da Biblioteca da FEP.

 

 

Para mais informações consulte:

ALMODÔVAR, António ; SILVA, Augusto Santos - Entrevista ao Prof. Armando Castro. In: Cadernos de Ciências Sociais. No. 8/9, Fev. de 1980, p. 9-29. (COTA FEP E/pp/ 142)

BRANDÃO, Maria de Fátima ; ALMODÔVAR, António - Armando Castro, combatente da investigação. In Economia Pura. No. 38, Jul./Ago. de 2001, p. 86-91. (COTA FEP E/pp/ 287)

Link's relacionados Jornal O Avante

 

Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
4200-464 Porto - PORTUGAL tel | +351 225 571 100
fax | +351 225 505 050 https://www.fep.up.pt
 
design: SEARA.COM       programação: GADti | SIFEP