PT |  EN
FEP


José António Sarmento foi um ilustre professor da Faculdade de Economia do Porto.

O Professor José António Sarmento (1913-1964), nasceu em Angeiras, Matosinhos, estudou no Instituto Superior de Comércio do Porto, tendo dedicado parte da sua vida ao ensino técnico, designadamente na Escola Oliveira Martins. Em 1955, após concurso documental é provido como encarregado de curso da Faculdade de Economia, tendo sido responsável pelas disciplinas de Teoria da Contabilidade e de Economia e Legislação Industriais.

Em 1962 obteve o grau de Doutor, com a classificação, por unanimidade, de dezoito valores. A tese intitulava-se "Alguns aspectos do Problema da Gestão e Análise Contabilística dos Stocks".

Na Faculdade de Economia da Universidade do Porto distinguiu-se pelo estilo da sua abordagem à disciplina de Teoria da Contabilidade. Juntamente com Camilo Cimourdain de Oliveira, mais tarde Professor Catedrático, influenciou em especial as soluções relacionadas com a contabilidade do Código da Contribuição Industrial, hoje tido como uma referência na história da contabilidade portuguesa. Após o seu falecimento os colegas e amigos instituíram um prémio com o seu nome para o melhor aluno de Teoria da Contabilidade, na Faculdade de Economia, em testemunho do apreço e reconhecimento da valia do seu contributo, facto invulgar, que testemunha bem o acolhimento e respeito que lhe era dedicado.

Em homenagem a José António Sarmento, o Professor Hernâni Carqueja, fez uma oferta de livros à biblioteca, alguns deles com valor histórico.

Para consultar esses livros ver cota FJAS no catálogo da Biblioteca da FEP.

 

 

Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
4200-464 Porto - PORTUGAL tel | +351 225 571 100
fax | +351 225 505 050 https://www.fep.up.pt
 
design: SEARA.COM       programação: GADti | SIFEP