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FEP


Perguntas frequentes (FAQ's)

 

Horário/Contactos

Leitor

Empréstimo domiciliário

Catálogo on-line

Bases de dados

Fornecimento de artigos

Empréstimo interbibliotecário

Outras questões

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Horário/Contactos

Qual o horário da biblioteca?

A biblioteca encontra-se aberta de:
2ª a 6ª feira: 9:00h - 19:30h
Sábado: Encerrada

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Poderá haver alteração de horário? Como posso tomar conhecimento?

Sim, por motivos excepcionais poderá haver alteração de horário. Os utentes serão avisados através da página da biblioteca com 48 horas de antecedência no mínimo.

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Existe horário de Verão?

No verão, após o termino dos exames, a biblioteca tem o seguinte horário:
2ª a 6ª feira: 9:00h - 17:30h
Sábados: encerrada

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Como posso contactar os serviços da biblioteca?

Através da direcção ou dos seus funcionários:
biblioteca@fep.up.pt (email geral da biblioteca)
paulina@fep.up.pt (coordenação de serviços)

Ou:

Telf. Directo +351 22 042 61 60/8
Fax +351 22 509 2206
Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Biblioteca
Rua Dr. Roberto Frias s/n
4200-464 PORTO
Portugal

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Leitor

Como posso ser utilizador da biblioteca?

Para ser utilizador da biblioteca, deverá ser nosso aluno, docente, colaborador ou funcionário da Faculdade de Economia do Porto. Os alunos  de pós-graduação de outras escolas, com as quais a FEP tenha parcerias nesses cursos, adquirem também o estatuto de utilizador da biblioteca.
Em reunião da Secção Permanente do Senado Universitário de 13 de Junho de 2007,  foi criado o estatuto de Utilizador U. Porto, onde se incluem os actuais e antigos alunos de qualquer Escola da  Universidade do Porto, ao qual a nossa biblioteca aderiu, que poderão também ser leitores. Se não se encaixa em nenhum destes estatutos, deverá obter expressa aprovação da Direcção da biblioteca, solicitando-a aos seus funcionários ou através do correio electrónico da direcção ou da coordenação da biblioteca.

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Mesmo não sendo leitor posso consultar as obras da biblioteca?

Sim, poderá consultar todas as obras, mas não poderá requisitá-las. As consultas de bases de dados são de acesso restrito aos utilizadores internos.

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É necessário mostrar sempre o cartão de utilizador U.Porto?

Sempre que quiser requisitar obras na biblioteca, terá que apresentar o cartão de utilizador U.Porto.

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Empréstimo domiciliário

Sou utilizador da biblioteca e desejo fazer a requisição de um livro. Como e onde o posso fazer?

Depois de localizar o(s) documento(s) que pretende, deverá dirigir-se à máquina de auto-empréstimos localizada no rés-do-chão e aí efetuar a requisição do(s) documento(s). Pode consultar a sua situação quanto aos empréstimos que tem e respectivas datas de devolução na sua área pessoal  >> catálogo >> meu perfil, depois de se autenticar ou no botão >> Renovações/Reservas (lado esquerdo da página Web da Biblioteca).

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Como fazer requisições na máquina de auto-empréstimos?

A máquina de auto-empréstimos funciona com leitura de códigos de barras. Para fazer requisições na máquina necessita de passar o seu cartão de utilizador U.Porto com o código de barras voltado para cima e depois passar, um a um, cada documento que pretende requisitar também com o código de barras voltado para cima. Veja aqui como proceder.

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E se algum do(s) documento(s) que requisitei for alvo de reserva por outro utilizador?

Se o documento for reservado, será informado por correio electrónico e a data de devolução passa a ser a que figura na mensagem recebida. A biblioteca garante sempre o prazo mínimo de empréstimo de sete (7) dias. No caso de existir mais do que uma reserva, o prazo de empréstimo será só de um (1) dia.

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Como faço uma reserva?

Para fazer uma reserva deve autenticar-se (fazer login) no catálogo, pesquisar o livro que pretende reservar e depois clicar em reserva.  Não se esqueça que só pode reservar livros que estejam emprestados. Veja aqui como fazer uma reserva

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Como tenho conhecimento que o(s) documento(s) que requisitei foram alvo de reserva?

Em caso de reserva, a biblioteca envia um e-mail ao utilizador avisando que o(s) documento(s) em seu poder foi (foram) alvo de reserva, dando-lhe um novo prazo de entrega mais curto. Esta mensagem/aviso será enviada, preferencialmente, para o correio electrónico institucional: XXXXXXXXX@fep.up.pt mas, se desejar, pode acrescentar uma conta pessoal. Deverá consultar o seu correio electrónico de forma regular. A Biblioteca garante sempre um período mínimo de posse do livro pelo prazo de 7 (sete) dias. Passado este prazo terá 3 (três) dias para devolver o livro. Tome nota que estes sete dias começam a contar a partir da data do seu empréstimo.

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Posso cancelar reservas?
 
Os leitores têm a obrigação de cancelar as suas reservas caso não necessitem mais delas. Deverão faze-lo através do catálogo/meu perfil (Veja como). O incumprimento reincidente do não cancelamento de reservas, sem justificação atendível, conduz a inibição de efectuar reservas.

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Posso requisitar livros com o cartão de outro utilizador?

Não, o cartão de utilizador U.Porto é pessoal e intransmissível.

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Não tenho possibilidade de me dirigir à biblioteca. Poderei fazer a devolução dos livros por correio?

Sim, mas sempre por correio registado e com alguns dias de antecedência em relação à data de devolução da obra, de modo a ser recebido dentro do prazo estabelecido.

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Os dias em que a Biblioteca  está fechada são contabilizados para efeitos de pagamento, por devolução de livros em atraso?

Não. Domingos, feriados e fecho ocasional dos serviços da biblioteca não são contabilizados para efeitos de pagamento.

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   Posso efectuar renovações on-line?

Sim. Qualquer obra pode ser renovada on-line desde que não tenha sido reservada por outro utilizador, não esteja em atraso e esteja emprestada. Não pode efectuar reservas sobre obras disponíveis na biblioteca. Apenas poderá fazer 2 (duas) renovações on-line por cada obra, após o que estas deverão ser devolvidas ao balcão da biblioteca. Veja aqui como proceder.

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A renovação de empréstimos pode ser feita pelo telefone?

Não. A renovação deve ser sempre efectuada on-line conforme explicado na FAQ anterior. Caso já tenha feito duas renovações deve devolver a obra no balcão de atendimento da biblioteca e requisitá-la novamente (isto é possível se a obra não tiver reservas).

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Perdi um livro que havia requisitado. Que procedimento tomar?

Qualquer pessoa que perca ou inutilize um livro deverá fazer a reposição com outro exemplar da mesma edição ou de edição mais recente. Poderá ainda optar por solicitar à biblioteca que realize a aquisição do mesmo, caso não o encontre no mercado. Se o entender, será previamente avisado do valor a pagar.

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É possível saber os documentos que tenho requisitados e até quando?

De forma a obter esta informação pode dirigir-se ao balcão de atendimento e solicitar essa informação mediante a apresentação do cartão de utilizador ou, pode ainda, consultar essa informação directamente no seu espaço de utilizador. Depois de entrar na página da biblioteca "http://www.fep.up.pt/biblio", deverá seleccionar catálogo, depois no menu a opção Meu perfil e identificar-se através do conjunto utilizador/password da rede da FEP. Poderá fazê-lo em qualquer PC com acesso à Internet.

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Quantos documentos posso requisitar para empréstimo domiciliário?

Depende dos documentos que pretende (livros, CD-Rom's, videos, etc.) e também do estatuto de leitor que tem (docente, aluno, funcionário, etc.).

Pode consultar aqui a tabela de empréstimo domiciliário

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Que tipo de documentos posso requisitar?

Todos os documentos à excepção de obras de referência e publicações periódicas. Em certos períodos temporais, certos documentos poderão estar indisponíveis para requisição. Esse estado estará devidamente assinalado com uma etiqueta vermelha (não requisitável).

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Posso fazer reservas e quantas posso fazer?

Sim, pode reservar até ao limite de obras que o seu estatuto lhe permite. Aquando da entrada da obra que reservou receberá uma mensagem de correio electrónico dando-lhe informação que a obra entrou na biblioteca. Aguardar-se-á pelo levantamento da obra um dia a partir do momento em que é devolvida, findo esse tempo, caso haja uma lista de espera para a mesma, a obra passará para o leitor que estiver a seguir. Caso não haja, ficará disponível na estante. Terá portanto, que fazer uma nova reserva.

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Posso fazer reservas de documentos disponíveis?

Não, só poderá fazer reservas de documentos que se encontrem emprestados a outro leitor.

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Qual o correio electrónico que a biblioteca utiliza para contactar os seus utilizadores?

A biblioteca dá preferência ao correio electrónico institucional XXXXXXXXX@fep.up.pt, atribuido pela Faculdade, mas se assim o pretender, poderá facultar-nos o seu correio electrónico preferencial, para onde serão enviadas as mensagens. Em qualquer dos casos deverá consultar regularmente o seu correio electrónico.

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É cobrada alguma importância se me atrasar na entrega dos documentos?

Prevê-se o pagamento de uma importância de € 0,50 por obra e dia em atraso, para além do  leitor ficar impedido de requisitar documentos, por período de tempo igual ao atraso.

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Catálogo on-line

Como posso aceder ao catálogo da biblioteca?

Depois da entrada no endereço electrónico da biblioteca deverá aceder ao botão que diz catálogo ou indique a url http://catalogo.up.pt/fep.

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O que posso encontrar no Catálogo?

O Catálogo é o registo de todos os documentos (livros, revistas, teses, working papers, CD-ROM's, cassetes de vídeo, DVD's, etc.) existentes no espólio da biblioteca.

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Que informação lá encontro?

Encontra a descrição de todos os documentos segundo as normas portuguesas de catalogação, ou seja, título, autor, editor, data de edição, descrição física do documento, resumos, localização, etc. Pode também verificar as últimas aquisições da biblioteca. Para além disso, todos os documentos estão devidamente classificados segundo a CDU (Classificação Decimal Universal) e indexados para que seja possível recuperar o documento pelo assunto.

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Como devo pesquisar?

Pode optar pela Pesquisa ou pela Pesquisa de Índices e deve preencher um dos campos: autor, título, assunto, etc. (os dados que possuir) e lançar a pesquisa. É-lhe devolvida uma lista de resultados com os documentos que correspondem à pesquisa que lançou. O próprio catálogo apresenta sugestões para melhorar a sua pesquisa.

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Como posso pesquisar teses de mestrado ou doutoramento no catálogo da FEP?

As teses de mestrado e doutoramento defendidas e aprovadas na FEP formalmente disponibilizadas pelo serviço de pós-graduação ao CDIA fazem parte do nosso espólio e estão pesquisáveis no nosso catálogo. Estão também disponíveis no catálogo, teses que foram defendidas e aprovadas em outras escolas. A pesquisa pode feita por título, autor ou cota. 

Algumas recomendações de pesquisa de teses no catálogo da FEP:

1) Para pesquisar todas as teses, quer tenham sido aprovadas e defendidas na FEP ou noutras escolas, proceda da seguinte forma:

    • Pesquisa pelo campo cota e escrever o texto TESES;

2) Para pesquisar todas as teses que tenham sido aprovadas e defendidas na FEP, proceda da seguinte forma:

    • Teses de mestrado - Pesquisa pelo campo cota e escrever o texto TMFEP;
    • Teses de doutoramento - Pesquisa pelo campo cota e escrever o texto TDFEP;
    • Teses de um curso - Pesquisar pelo campo geral e escrever "Tese de mestrado em <nome_do_curso>" ou "Tese de doutoramento em <nome_do_curso>"

Pode também encontrar algumas das nossas teses e de outras escolas no repositório institucional da UP em http://repositorio-aberto.up.pt/

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 Depois de ter encontrado o documento que procurava como posso aceder facilmente a ele?

No resultado da pesquisa que realizou, aparecem várias informações sobre o documento, uma delas é a sua localização, o termo técnico utilizado é cota, e esta serve para dar a informação exacta da localização do livro. Por isso anote sempre a cota, pois irá precisar dela para encontrar o livro na estante. Na biblioteca existem mapas de localização dos documentos. No entanto, se precisar de ajuda, pergunte por favor ao funcionário.

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Posso saber se um livro está ou não disponível através do catálogo on-line?

Sim, pode saber. Deverá seguir os seguintes passos:

- realizar a pesquisa;
- clicar no número correspondente ao livro que pretende, irá aparecer informação mais detalhada do documento. Ao lado da cota poderá visualizar a sigla FEP/Biblioteca Central.

- Se clicar nesta sigla, surgirá uma tabela com várias informações, entre as quais a informação se o livro se encontra na estante/on shelf, reservado ou emprestado, e se for este o caso, a data de devolução estará presente.



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Bases de dados

Quem tem acesso às bases de dados da FEP?

O acesso às bases de dados da FEP é restrito aos utilizadores internos (estudantes da FEP, docentes e colaboradores não docentes).

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É a primeira vez que realizo pesquisas em bases de dados de acesso electrónico. Como poderei obter ajuda para a sua utilização?

Poderá dirigir-se ao balcão onde será encaminhado para obter apoio nas pesquisas em bases de dados dentro do horário da biblioteca.

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O apoio às bases de dados é extensivo a todas?

Não. Os funcionários não têm conhecimentos aprofundados em bases de dados estatísticas, mas de qualquer forma existe documentação de apoio que o poderá ajudar.

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Que bases de dados estão disponíveis? Quais posso consultar? Como acedo?

Poderá saber quais as bases de dados disponíveis na biblioteca entrando na nossa página e acedendo ao botão,  recursos electrónicos, onde terá acesso ás bases de dados bibliográficas, bases de dados estatísticas, periódicos em texto integral, legislação, dicionários e publicações diversas. Por vezes, existem novas bases de dados para período experimental, não deixe de as consultar e de nos transmitir a sua opinião!

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Como aceder às Bases de Dados?

A consulta das bases de dados disponíveis on-line, pode ser feita a partir de qualquer computador da rede interna da Faculdade. Não necessita de autenticação adicional. Poderá fazer o acesso a partir do exterior após ter estabelecido ligação à rede da FEP através do serviço VPN. Para configurar o serviço consulte documentação em Serviço de Informática da FEP - Acesso Remoto.

Para além das bases de dados disponíveis on-line, a Biblioteca disponibiliza outras bases de dados (Datastream, Sales Index, etc) cujo acesso é restrito ao espaço da Biblioteca. Poderá consultar informação resumida sobre o seu conteúdo bem como a forma de acesso, na área "RECURSOS ELETRÓNICOS".

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Fornecimento de artigos

Se não conseguir encontrar nas bases de dados da biblioteca um artigo que pretendo, posso solicitá-lo?

Se é docente, aluno de mestrado ou doutoramento tem duas formas de o fazer:

- Através do catálogo, Serviço EIB, onde se terá de identificar com o seu user name e login, e a partir daí preencher um formulário, que será recebido pela biblioteca.
- Poderá ainda solicitá-lo à funcionária da biblioteca encarregue deste serviço pessoalmente ou por correio electrónico para eib@fep.up.pt, esta irá proceder a uma pesquisa a nível nacional e caso seja necessário a nível internacional, para encontrar o artigo que pretende. Nestes casos os pedidos estarão sujeitos às regras do serviço que envia o artigo. Assim também a biblioteca pode fornecer artigos a outros serviços que o solicitem.
Para melhor informação consulte o Regulamento EIB.

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Empréstimo interbibliotecário

E se uma obra que procuro não existe na biblioteca?

Se é docente, aluno de mestrado ou doutoramento pode sempre accionar-se o serviço de empréstimo interbibliotecário conseguindo assim que o leitor possa consultar a obra pretendida. O empréstimo interbibliotecário pratica-se a nível nacional e internacional. Nestes casos os pedidos estarão sujeitos às regras do serviço que empresta o documento.

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Outras questões

Posso fotocopiar documentos?

A FEP tem uma fotocopiadora a funcionar em regime de self-service. Os estudantes podem solicitar junto do balcão da atendimento a saída do livro para fotocipiar. Importa respeitar os limites legais e o estrito cumprimento da Lei dos Direitos de Autor. Para melhor informação ver Gabinete do Direito de Autor

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O que é uma cota? Para que serve?

A cota serve para localizar facilmente um documento na biblioteca e varia conforme a Instituição. Encontra-se na lombada do livro.

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A quem devo dirigir-me sempre que tenho alguma dúvida?

Qualquer funcionário da biblioteca estará disponível para prestar apoio e esclarecer dúvidas (ver contactos). Pode colocar as suas dúvidas no balcão de atendimento ou por email.

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Como posso apresentar as minhas sugestões e reclamações à biblioteca?

Pode sempre enviar-nos uma mensagem através da nossa página no botão Sugestões/Reclamações ou preencher o respectivo panfleto da caixa de  Reclamações existente na entrada da biblioteca e no balcão de atendimento ou responder ao inquérito anual da biblioteca. Ter-nos-à sempre ao seu dispôr!

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