NIFIP - Um Ano de Actividade:

O NIFIP (Núcleo de Investigação em Finanças Públicas e Política Monetária) foi constituído por inciativa de um conjunto de docentes da Faculdade de Economia do Porto (FEP), cujas áreas de investigação cruzam as Finanças Públicas e a Política monetária, tendo a criação sido aprovada há cerca de um ano pelo Conselho de Representantes da FEP.

De acordo com o art. 1º dos seus Estatutos, o NIFIP é um espaço de investigação académica e aplicada e de intervenção pública, com liberdade de expressão, nos domínios das Finanças Públicas e da Política Monetária, focalizado em particular nos Jel Codes E4, E5, E6 e H. De acordo com o art. 3º dos mesmos Estatutos, o âmbito de actividades do NIFIP inclui a elaboração de artigos científicos e respectiva submissão à publicação em revistas nacionais e internacionais,  a elaboração de outras publicações, designadamente livros, capítulos de livros, working-papers, a participação e apresentação de comunicações em conferências e encontros nacionais e internacionais, a organização de seminários, palestras e conferências, e a intervenção nos meios de comunicação social.

No seu primeiro ano de actividade, o NIFIP evidenciou um forte dinamismo, tendo sido obtidos resultados claramente além das expectativas iniciais em todos os domínios de actividade atrás citados.

Deve destacar-se, desde logo, o êxito que constituiu a iniciativa de maior fôlego, a realização da primeira conferência internacional do NIFIP, nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2011, subordinada ao tema “Public Finances and the Eurozone Economies: Past, Present and Future Perspectives”. Apesar da sua divulgação ter ocorrido em período complicado, já durante as férias escolares, a conferência contou com uma participação significativa, tanto de académicos portugueses (com destaque para o facto de ter participado a maioria daqueles que, em Portugal, têm maior reputação na área das Finanças Públicas) como estrangeiros, bem como a adesão de um número interessante de estudantes da FEP. O sucesso da conferência é igualmente visível no facto de uma editora internacional ter proposto a publicação dos seus proceedings, elemento que se encontra actualmente em análise.

No domínio da participação e apresentação de comunicações em conferências e encontros nacionais e internacionais, a actividade foi igualmente significativa, com destaque para a organização de um painel na 8ª Conferência Internacional “Developments in Economic Theory and Policy”, realizada em Bilbao (Universidade do País Basco), subordinado ao tema “The Euro Crisis: Roots and Challenges”.

Duas das comunicações apresentadas neste painel, “The Roots of the Eurozone Sovereign Debt Crisis: PIGS vs Non-PIGS” (Abel Fernandes e Paulo Mota) e “The Euro Area Ten Years after Its Creation: (Divergent) Competitiveness and the Optimum Currency Area Theory” (João Rebelo Barbosa e Rui Henrique Alves), vieram a ser publicadas em número especial da Panoeconomicus (Vol. 58-5, 2011), revista científica internacional indexada na ISI, para cujo “International Editorial Board” foi entretanto convidado o Presidente do NIFIP, Abel Fernandes. No decurso do período em referência, diversos Membros do NIFIP publicaram ou viram aceites para publicação de outros artigos em revistas científicas internacionais com indexação na ISI, com particular destaque para os trabalhos de Óscar Afonso e de Paulo Mota (“Hysteresis in the Dynamics of Employment,” Metroeconomica (forthcoming), em co-autoria com José Varejão e Paulo Vasconcelos; “Non-convex Adjustment Costs, Hysteresis and the Macrodynamics of Employment,” Journal of Post Keynesian Economics (forthcoming, em co-autoria com Paulo Vasconcelos).

No domínio das publicações, destaque-se ainda o facto de se ter iniciado a série de working-papers do NIFIP, interligados com a série FEP Working Papers, contando já com três trabalhos. Finalmente, no que respeita a livros, salientem-se as obras “Economia Pública - eficiência económica e teoria das escolhas colectivas” (2ª edição) e “Acabou-se a Festa – Soluções Ousadas para Reerguer Portugal”, da autoria de dois dos Membros do NIFIP, respectivamente Abel Fernandes e Pedro Cosme.

Ainda a destacar, no quadro deste elevado dinamismo alcançado no primeiro ano de actividade, a intervenção frequente de alguns dos Membros do NIFIP em órgãos de comunicação social, incluindo participações televisivas e intervenções na rádio e em jornais de âmbito nacional, naquela que é assumida como uma das vertentes privilegiadas da actuação do Núcleo.

Finalmente, vale a pena referir o alargamento significativo do número de Membros do NIFIP e a criação da figura do Membro Associado. Com esta, tornou-se possível estender de forma muito relevante o conjunto de contactos do Núcleo, permitindo o desenvolvimento de uma importante rede de contactos a nível nacional e internacional e facilitando o desenvolvimento futuro de novas intervenções.

O balanço é, pois, claramente positivo e motivador para a prossecussão das actividades do Núcleo, as quais prosseguirão nas diversas vertentes referenciadas, desde já se destacando a concretização do ciclo de palestras NIFIP/Mestrado em Economia e Administração de Empresas, com a participação de personalidades de relevo da vida política e empresarial portuguesa (nas duas primeiras palestras realizadas em Março, participaram António Lobo Xavier, António Pinto de Sousa, Jaime Esteves e Nuno Azevedo) e a realização da segunda conferência internacional que, em 6 e 7 de Dezembro, voltará a abordar questões de enorme actualidade, em torno do tópico geral “The present economic and sovereign debt crisis: Evaluation and the way out”.