A Proporção Áurea: a linguagem matemática da beleza (análise)

Comprei este livro juntamente com uma edição da "National Geographic" em 2014. O autor é Fernando Corbalán e o ISBN é o 978-84-473-7020-7.

Tal como o nome indica o livro incide sobre a secção dourada, ou proporção dourada, em geral denotada pela letra grega $phi$.

Este livro tem cinco capítulos:

  1. O número de ouro
  2. O retângulo de ouro
  3. O número de ouro e o pentágono
  4. Beleza e perfeição na arte
  5. O número áureo e a natureza

O livro tem cerca de 160 páginas num formato muito próximo do A5. É por isso um livro fácil de ler e com bastante figuras e fotografias.

O livro é interessante mesmo havendo bastante material sobre este tema disponível, em particular pela relação com a história invocando Leonardo de Pisa (Fibonacci), Leonardo da Vinci, Kepler, Le Courbousier e Mandelbrot, entre outros.

Em termos do objetivo do livro, ser uma obra de divulgação, penso que o objetivo é conseguido através das diferentes relações entre os vários assuntos, uns mais teóricos e outros mais aplicados.

Acho que este é um livro que vou manter por perto, não só como referência mas também como inspiração.

Em termos de inspiração este livro serviu para criar uma sessão sobre Matemática que apresentei na sala dos 3 anos no infantário da Sara. Usei como inspiração a identidade de Euler onde aparecem os cinco número mais importantes da Matemática, o e, o pi, o i, o 1 e o 0. Foi uma apresentação com muitas figuras e algumas histórias que espero que tenha agradado aos endiabrados ouvintes. :-)