Estas páginas são o resultado de diversas conversas com os meus alunos do 1º e 2º da licenciatura em Economia. Para além da matéria (que é necessário saber ;-) há outros assuntos bastantes interessantes, cujo nível de dificuldade se encontra ao nível dos alunos do primeiro ano, e que mostram algumas das várias faces da Matemática que não encontraram na formação anterior.
Uma grande parte da apresentação anterior da Matemática aparece como algo estático, que parece ter surgido na forma completamente polida que é apresentada na cadeira. Nada mais falso, a Matemática está envolvida num contexto histórico ao qual não pode escapar, ela é o produto da actividade humana e como tal tem uma envolvência social e política indissociável.
Nas aulas para além dos exercícios propostos e resolvidos há também lugar a conversas sobre o que é a Matemática. É com alguma surpresa a reacção as estes lado obscuros, mas não necessariamente tenebrosos.
Estas páginas são, naturalmente, influenciadas pelos meus gostos pessoais e também pelo meu trabalho de investigação.
Pelo menos para mim. ;-)
Os temas que aparecem nestas páginas são alguns daqueles que abordamos nas aulas práticas fora do contexto da matéria, em especial na última aula da tarde onde o número de alunos permite dispôr de mais tempo.
O aparecimento dos computadores permitiu uma outra abordagem da Matemática, para além do poder de cálculo de dispõe permitem-nos a criação de gráficos, alguns dos quais parecem saídos dos sonhos.
O objectivo destas páginas é o de mostrar como se podem utilizar determinadas ferramentas para criar esses mesmos gráficos. Para além dos resultados finais são mostrados alguns dos detalhes, permitindo a quem o desejar, e através da existência dessas ferramentas, manipuladar as figuras, permitindo experimentar novas formas.
Todas as ferramentas utilizadas tanto para a construção da página como para a criação das figuras são ferramentas livres, cujo código se encontra disponível para quem o quiser.
Os temas que são alterados, ou novos, aparecem com referências cruzadas para o local onde se deu a alteração.
A apresentação do alfabeto grego é feita numa tabela, para mais fácil leitura.
A página de Matemática I passou a ser dividida em diferentes secções.
A página dos apontadores (url) foi dividida em diferentes subsecções, para permitir uma navegação mais fácil.
novas páginas:
A página da matéria tem o código de geração da figura. Actualização dos apontadores.
tópicos acrescentados
criação das páginas