Elísio Brandão

Nome: Elísio Fernando Moreira BRANDÃO
Filiação: Helena Moreira Brandão e José Teixeira de Pinho Brandão
Local de Trabalho: Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, 4200 Porto
T. (2)5571100; Fax (2) 5505050, gabinete 515
Email: ebrandao@fep.up.pt ; http://www.fep.up.pt

Fotogaleria

Elísio Brandão é Professor Catedrático, desde 2003, do Agrupamento Científico de Gestão, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Desde 2011, e pela segunda vez, foi eleito Presidente deste Agrupamento Científico. Neste mesmo ano também foi eleito Responsável da Secção de Finanças do Agrupamento Científico de Gestão.

Obteve os graus de:
  - Licenciado em Economia( 5 anos), pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 1978, tendo obtido a classificação final de Bom e tendo sido contratado nesse mesmo ano como docente nas áreas da contabilidade e, posteriormente e até ao presente, assegura a docência e a investigação nas áreas das Finanças e da Fiscalidade.
  - Mestre (D.E.A.), em Gestão, pela Universidade de Paris IX - Dauphine, em 1983;
  - "Docteur D'Etat" em Gestão, especialidade Finanças, com a classificação máxima, por unanimidade do júri ( très honnorable à l'unanimité du jury), pela Universidade de Paris IX - Dauphine, em 1988. Integraram o júri das provas os Professores Yves Simon (Presidente), Bertrand Jacquillat,(da Universidade de Paris-IX Dauphine),Michel Levasseur (Universidade de Lille), Aimable Quintart (Universidade Católica de Lovaina-a-Nova, Bélgica) e Hirigoyen ( Universidade de Bordeus) Obtive equivalência ao Grau de Doutor em Economia, especialidade de Finanças Empresariais, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 1988.

Obteve ainda o título de Agregado, por unanimidade do júri ( dez bolas brancas em dez possíveis), do Agrupamento Científico de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em Janeiro de 2000, tendo efetuado a investigação preparatória com o Professor responsável da Unidade de Finanças da Universidade Católica de "Lovain-la-Neuve", Bélgica.

É autor ou co-autor de vários artigos publicados em revistas, no estrangeiro (França, Canada, U.S.A e Grécia.) e nacionais, nas especialidades de Finanças, Fiscalidade e Contabilidade, bem como de capítulos de livros.

É Autor do Livro "Finanças" que tem 7 edições.

É autor ou co-autor de vários artigos apresentados em Conferências Científicas Internacionais, nos Estados Unidos da América e na Europa.

Organizou e presidiu a várias Conferências proferidadas, por professores americanos, ingleses, franceses e Espanhóis, entre outros, em Portugal.

Presidiu, vários anos, à Comissão Científica Portuguesa das Jornadas Luso-Espanholas de Gestão que reúnem cerca de 50 Universidade oriundas de países que falam espanhol e português.

É orientador ou co-orientador de mais de duas dezenas de teses de Mestrado ou Doutoramento nas áreas das Finanças, Fiscalidade e Contabilidade.

Desde 2004 e até ao presente, é o Responsável e foi o proponente da Pós-Graduação em Finanças e Fiscalidade, inicialmente no âmbito da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e, atualmente, no âmbito da Porto Business School, PBS: Neste âmbito formou mais de quatrocentos Pós-Graduados.

Desde 2008 e até ao presente, é o Diretor, e foi o seu proponente, do Mestrado em Finanças e e Fiscalidade da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Este Mestrado foi classificado como o primeiro e único em Portugal, 15º na Europa e 50º ao nível mundial, no ano de 2012, de acordo com os Best Masters and MBA da EDUNIVERSAL.

No âmbito destes Mestrado e Pós-Graduação, organizou várias Conferências em que foram seus convidados várias personalidades nacionais e internacionais, a saber: os Actuais Senhores Primeiro Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Dr. Noronha do Nascimento, Presidente do Tribunal de Contas, Dr. Guilherme de Oliveira Martins, Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Rio, Ex-Ministro da Justiça, Dr Alberto Martins, Ex-Presidente da CCDRN, Dr. Carlos Lage, Ex-Ministro das Finanças, Dr Eduardo Catroga, etc.

Para além da Faculdade de Economia da U.P., enquanto docente, ensinou ou proferiu Conferências nas áreas das, Finanças, da Fiscalidade ou da Contabilidade, nas Universidades de: Aveiro, Católica Portuguesa, Coimbra, Évora, Algarve, Minho, Lusíada, Portucalense e em vários Institutos Politécnicos.

Presentemente, integra várias Comissões de Avaliação Externas, no âmbito da Agência de Acreditação A3ES, que estão a avaliar os cursos superiores de várias Universidades. Também foi membro da Comissão de Avaliação Externa das Licenciaturas da Área de Gestão, Administração e Marketing das Universidades Portuguesas (2º ciclo de avaliação). 2001-2002.

Foi membro da Comissão Científica de Finanças, da Universidade de Lille II que atribuiu o grau de "Docteur Honoris Causa" a Richard Roll, da Universidade da Califórnia em "Los Angels" (UCLA), 1998.

Elísio Brandão dispõe de uma larga experiência profissional na área da Gestão tendo desempenhado funções de Administrador em empresas do sector industrial, energético, imobiliário, banca e holdings.

Presentemente, foi consultor de várias Instituições, no âmbito de protocolo assinado entre a Universidade do Porto e essas entidades, entre as quais se destaca a Presidência da Câmara Municipal do Porto e a SCMP.

Foi condecorado pelo Estado Francês, com as insígnias de "Chevalier des Palmes Académiques", em 2010.