| Início/Home | Revista/ Magazine | Catálogos/ Catalogs | Livros/Books |

Nº 111
2002/11


 Acrobat (pdf)
904 Kb


     

Anterior/Back Índice/Index Seguinte/Next

 ENLACE EM BROKEN HILL FALHOU... E A PRIMEIRA MALA-AVIÃO GRÉCIA/MOÇAMBIQUE CHEGOU SOBRE CARRIS!

Cap. F. Lemos da Silveira, R. D. P.

Como começo, permitam-nos uma recapitulação da lista dos serviços regulares de longo curso que a Imperial Airways pôs a funcionar, entre 1929 e 1932, com origem em Londres

- Para a ÍNDIA, Karachi (30 Março/6 Abril 1929)

- Para a AUSTRÁLIA, Sidney (26 Novembro/16 Dezembro 1931)

- Para a ÁFRICA CENTRAL E DO SUL, Cape Town (20 Janeiro/2 Fevereir 1932)

Cabe também lembrar que o segmento europeu destas três carreiras era exactamente o mesmo.

Estamos a falar da chamada "via da Europa Central": LONDRES / Paris / Nuremberg / Viena / Budapest / Sófia / Salónica / ATENAS.

Dito assim, é fácil perceber que o aeroporto de Atenas, voltado simultaneamente para a Europa e para a África e o Oriente, funcionava como placa giratória para o intenso tráfego aeropostal que ali convergia, e dali divergia.

Mais, especificando a linha Londres/Cape Town – ai é que está a causa e a consequência deste trabalho... – anote-se que o percurso africano acompanhava a "via do Vale do Nilo", que segue: ATENAS / Alexandria / Cairo / Assouan / Wadi Halfa / Khartoum / Malakal / Juba / Butiaba / Kisumu / Nairobi / Dodoma / Mbeya / BROKEN HILL / Salisbury / Johannesburg / CAPE TOWN.

 

Assegurada a operação semanal para a África Central e do Sul – viagem de aproximadamente 14 dias ! – foi anunciada, em meados de 1943, a abertura duma linha Tanararive (Madagáscar) / Broken Hill (Rodésia do Norte), com rota por Moçambique necessariamente, a cargo da novel companhia Régie Air Afrique.

Tratava-se nem mais nem menos do que a fascinante possibilidade de, com uma correcta concordância de horários IA/RAA em Broken Hill – plataforma privilegiada para movimentar o correio aéreo africano – estabelecer também um serviço regular para a ÁFRICA ORIENTAL.

Não é de estranhar, portanto, que em 6 de Junho de 1934, o Correio grego tenha formado as primeiras malas-avião endereçadas às novas escalas (Tete, Quelimane e Majunga) e ao destino malgache (Tanararive).

Observe-se nas Fig. 1 e 2 uma carta bem significativa — e interessante de seguir.

Registada em 5 de Julho pelo conhecido filatelista e comerciante Pantelis Drossos na estação do aeroporto de Atenas, seguiu no dia imediato para Broken Hill no avião da Imperial, onde chegou no dia 12, isto de acordo com o plano de viagem da IA, e se presume ali ter sido transferida para o prenunciado voo da RAA.

As grandes certezas são só duas: o carimbo especial aplicado nas correspondências que aproveitaram a primeira expedição "PREMIER COURRIER AÉRIEN GRECE-AFRIQUE ORIENTALE PORTUGAISE" e a marca de chegada, reservada aos registos, "QUELIMANE - 16 JUL. 1934" bem visível no verso.

Aqui chegados, e numa apreciação rápida com todos os seus riscos, nada mais havia a acrescentar – e ficava o recado dado...

 

Estava o assunto neste pé, quando, recentemente, encontrámos no Catálogo da Aerofilatelia grega que se reproduz na Fig. 3, um informe novo e "revolucionário" : a mala-avião destinada a Tanararive só chegou ao seu destino em 4 AGOSTO!

Este não é um dado menor e de circunstância.

Uma vez que, em bom rigor, prova que afinal em Broken Hill, em 12 Julho, não se deu a prevista conexão IA/RAA, e o correio para Moçambique teve de ser expedido por caminho de

ferro : Quelimane (c. 16 Julho) e Tete (c. 20 Julho).

Torna-se evidente que a Régie não esteve no sitio certo à hora certa!...

Uma casualidade que não custa a acreditar, nos anos pioneiros de 30.

E é corroborada pelo catálogo descritivo e histórico do amigo Pierre Saulgrain(*), ao afirmar que o 1° voo Tanararive/ Broken Hill da Regie Air Afrique só teve lugar em 29 Julho 1934.

Ele há coisas que não são assim tão lineares

 

NOTA

(*) Le Service Postal Aérien dans les Pays &’Expression Française, Edições Roumet, Paris

 

 

| Assinatura/Subscription | Amigos/Friends | Comentários/Comments | Links |

cnf - Clube Nacional de Filatelia - Rua Infanta D. Maria 211, 4050-350 Porto, Portugal

| c.nacional.filatelia@mail.telepac.pt | http://www.caleida.pt/cnf | Webmaster |