Nota Biográfica

 

Fotografia de Carlos Francisco Ferreira Alves 


Carlos Francisco Alves é casado, pai de duas filhas, Licenciado, Mestre e Doutor em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde é Professor Associado e tem leccionado e regido várias disciplinas de finanças, microeconomia e economia industrial e das organizações, em cursos de licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento. É igualmente professor na Porto Business School. É Presidente do Conselho Académico da Porto Business School e também investigador do CEF.UP.

 

Enquanto aluno, foi distinguido com o prémio “Melhor Aluno de Economia, Informática e Gestão”, instituído pelo Banco Totta & Açores, com o prémio “Banco de Portugal”, instituído pelo banco com o mesmo nome, e com o prémio “Eng. António de Almeida”, instituído pela Fundação Eng. António de Almeida.

 

Em termos de investigação, tem trabalhado primordialmente no estudo do comportamento dos investidores institucionais, da corporate governance e da regulação dos mercados. É autor de várias publicações, incluindo livros, capítulos de livros, artigos científicos, tendo, entre outras, publicações nas seguintes revistas: Corporate Governance: an International Review, Journal of Air Transport Management, Applied Financial Economics, European Accounting Review, Journal of Transport Economics and Policy, International Finance Review, Economics and Business Letters e Portuguese Economic Journal. Além disso, conta cerca de três dezenas de apresentações de estudos em conferências científicas internacionais.

Por outro lado, foi membro do Gabinete de Estudos da Bolsa de Valores do Porto e Director do Instituto Mercado de Capitais. Foi também Adjunto do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, do XIII Governo Constitucional. Desempenhou igualmente as funções de Vogal do Conselho Directivo da CMVM. Foi ainda Presidente da Comissão de Fiscalização do Instituto Nacional de Estatística e Vice-Presidente da Comissão Gestora dos Índices PSI da Euronext. Além disso, integrou a comissão que redigiu o Livro Branco Sobre Corporate Governance em Portugal. Foi ainda consultor do Conselho Directivo da CMVM, membro da Direcção do Instituto Português de Corporate Governance e administrador da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros. Entre Julho de 2008 e Dezembro de 2016 foi administrador da CMVM. Foi também o Presidente do Committee for Economic Analysis and Markets (CEMA) da European Securities and Markets Authority (ESMA).

 

n